Realização, pedagogia, criação e exibição de audiovisual.

domingo, 24 de abril de 2011

Entrevista exclusiva com Aline Bernardi - RJ

Bailarina, atriz, professora de dança e amante das palavras; formada pela Escola Técnica de Dança Contemporânea Angel Vianna e graduanda em dança pela Faculdade Angel Vianna. Co-fundadora e interprete do DUAL. Co-fundadora e idealizadora do coletivo Encontro Sutis – grupos esses fomentadores e pesquisadores de contato improvisação. Integrante do Programa de Aprendizagem em Movimento Autêntico no Rio de Janeiro, coordenado por Soraya Jorge. Integrante do Coletivo aCidade com propostas de intervenções urbanas. Co-fundadora do DAM – Difusão de Arte em Movimento.
Participou de espetáculos teatrais e intervenções performáticas dirigidas por Ana Kfouri (“Senhora dos Afogados”); Renato Carrera (“O ultimo Narrador”), Cris Larin (“Inocência e Pânico” e “Trajetória de um corpo depois de Morto”), Ana Paula Bouzas, Giti Bond, Alberto Renault (“Orfeu”), Guto Macedo (performances do Jardim Humano), Antônio Araújo (“BR3”), Camila Fersi, Frederico Paredes (Singular-Privilégio Coletivo).

Cinema Possível – Como você começou a se dedicar ao teatro?

Aline Bernardi - Sinto que o teatro vai me chamando, sinto que fui e vou sendo chamada pelo teatro. Meu primeiro despertar foi ainda no colégio quando Jiddu Saldanha, ele que me entrevista agora, plantou a semente de lindas flores que sua “mala da fama” leva aos lugares. Minha trajetória sempre esteve numa vontade de buscar e pesquisar o “corpo em movimento”; e é esse corpo pulsante e desejoso em desvendar-se e desdobrar-se que segue constante, a árdua e prazerosa tarefa de estar presente em sua sensação. Depois vieram e estão vindo encontros com pessoas que vão me proporcionando experiências e a descoberta de mim mesma nos processos de vivencias teatrais, compartilhando o  p a l c o  (e a vida) com Ana Paula Bouzas, Suzana Saldanha, Guto Macedo, Soraya Jorge e sendo dirigida por Ana Kfouri, Renato Carrera e Cris Larin.

CP – Como a dança surgiu na tua vida artística?

AB - A dança “É” em mim, ou melhor, a vontade de me movimentar. Sou uma apaixonada e curiosa pelo que me move e como um corpo humano pode se mover. Essa paixão me faz querer expressar com o corpo e no corpo e foi essa mesma paixão que me fez chegar e conhecer a escola de base na formação do meu corpo – Angel Vianna – e que lá dentro me fez tocar na pesquisa corporal que verticalizo meus estudos que é a técnica do contato improvisação, tendo tido o privilegio de pesquisar com Guto Macedo (um dos precursores da técnica no rio de janeiro, mas de estar experienciando e aprendendo com muitos outros encontros, danças e professores do mundo inteiro. Atualmente sou co-fundadora e integrante participativa de um coletivo  (e n c o n t r o s    s u t i s) que fomenta e promove o movimento do contato improvisação no Brasil e na América Latina.
Outro encontro de vida (e  a r t e ) pra mim também aconteceu dentro da Angel  - com Soraya Jorge que trouxe o trabalho do movimento autentico pro Brasil e que me orienta e me permite estar em conexão mais direta com a minha sensação, que pra mim é o termômetro essencial das escolhas mais verdadeiras.
E muitos outros encontros na dança da vida interferem na minha dança pessoal: camilo vacalebre, nita little, márcia rubin, fred paredes, ana paula bouzas, renata versiani, helia borges, jorge albuquerque, nikola bahna, leandro floresta, bernardo scotti, guilherme frederico, helena veiga, giulio lage, duda freyre, gloria bernardi... e tantos muitos outros que são em mim, que vivem e suam memória na minha carne!!
E o sentimento de gratidão e o sentido de permanência vem e são sustentados através da sensação de conexão com o universo!!!

CP  – Como foi, para você, a experiência de realizar 2 filmes com o projeto Cinema Possível?

AB - O projeto cinema possivel muito me emociona, mesmo, pois é essa eterna busca e descoberta pelas possibilidades que muito me comove. Foi por demais vivo e prazeroso o dialogo com a direção e o olhar de Jiddu, sempre atento ao momento de poesia espontânea que os espaços (urbanos, da emoção do ator, do gesto que surge, da câmera em movimento) captam e são captados, da poesia que nasce no  e n t r e !
O primeiro convite foi pra fazer um filme em homenagem à Laika, a cachorrinha que foi enviada pro espaço, achei a idéia extremamente curiosa e foi bem divertida e inesperada a experiência!
Depois um convite irresistível, um filme inspirado no livro de poesia “noite americana” de ronaldo werneck, que muito me provocou e tive o prazer e a delicada e gentil companhia em cena do ator Carlos Gracie.
Foi e é uma delicia receber os convites de Jiddu!!! E admiro muito a potencialidade de fazer vivo e agregar tantos artistas no  
c i n e m a   p o s s i v e l !!!

CP – Você também curte literatura, gosta de escrever. Fale um pouco dessa busca.

AB - A escrita é uma necessidade que sinto vir de impulsos dos meus fluxos internos, uma necessidade de compor com palavras, de brincar com os fluxos que o pensamento pode ter a partir de cada emoção vivida, de aprender com a musicalidade que cada palavra tem, de descobrir pra onde cada palavra pede pra ir. Sinto que minha escrita é uma vontade de   tocar    a    i m a g i n u r i a   é  na   m u s i c a n d i d a d e  palavra  que nasce     e s p a n t a n e a m e n t e !!
Tem uma frase de manoel de barros que muito revela a minha relação com as palavras: “não sou da informática, sou da invencionática”!  grata manoel!!


“i(n)v e n t o

vento
que   sopra
l e n t o”

(a l i n e  b e r n a r d i)

CP -  Quem são os artistas que te influenciaram durante o teu processo de busca e conquista da vida artística.

AB - A cada pedaço de tempo que vivo tenho encontros e influencias do próprio momento que se apresenta, estou começando um trabalho meu que está sofrendo uma grande influencia da poesia de manoel de barros e da literatura de joão gilberto Noll; musicalmente estou conectada com a sonoridade de vital farias e xangai e com alguns cantos populares conjugado também a musicalidade de bjork e do grupo irlandês sigur ros – as artes plásticas e o cinema muito me inspiram também: o movimento do impressionismo de monet e o expressionismo de van gogh e o cinema de bernardo bertolucci e as imagens criadas pelo cineasta wong kar wai estão sendo ponto de partida (ou de chegada) – para que as outras portas possam ir se revelando!!!

CP – Que filmes e diretores você gostaria de indicar para os nossos leitores?

AB - bernardo bertolucci – céu que nos protege, assedio, ultimo tango em paris
carlos saura – tango
akira kurosawa – sonho
almodóvar – fale com ela, volver
woody allen – tudo pode dar certo, vicky cristina barcelona
wong kar wai – 2046, beijo roubado
antonioni – zabriskie point , identificação de uma mulher
ingmar bergman – persona , sonata de outono
documentários – estamira , pierre verger (com direção de gilberto gil)

e indico “todas as imagens que tocarem na  n a s c e n t e  do seu sorriso!!!”
"clique AQUI para ver a exposição de cartazes dos filmes recomendados por
Aline Bernardi."

CP – Quem é Aline Bernardi por Aline Bernardi.

AB - a l i n e  é em mim mesma uma busca constante, um corpo em constante metamorfose, desejosa de voar e pisar na terra ao mesmo tempo; é um querer sustentar a sensação de  e s t a r   a l i (n) a n d o ... é  a l i,  a q u i , a s s i m... perto do coração e dentro da coragem!

LINKS.

Delicadeza Perdida:
Veja o trailler oficial.



Saiba mais sobre o coletivo de Difusão de Arte do qual Aline Bernardi faz parte.

Confira também o filme "Noite Americana" do projeto Cinema Possível do qual Aline participou como atriz.



4 comentários:

  1. Gostei da estrevista e partilho dos gostos cinematográficos! Parabéns pelo trabalho! Sucesso sempre!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. emocionada é pouco encantada não é nada diante de palavras tão profundas parabéns querida que seu momento e futuro lhe traga grandes realizações amor eterno mamãe.

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!
    Eu venho aqui te convidar para visitar meu blog de Poesias. Eu já te sigo com muita alegria! Se puder e quiser me seguir, fique à vontade, pois a casa é sua. Saúde e dias felizes. Abraços, João Ludugero, poeta.
    www.ludugero.blogspot.com
    Até mais!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog